Apresentação

    O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais (CSo) na UFSCar foi criado em 1991 e possui uma estrutura sólida capaz de oferecer a formação ampla exigida para profissionais da área. Ao mesmo tempo, o curso busca enfatizar a pesquisa, por meio de grupos de pesquisa, disciplinas de métodos e técnicas, a possibilidade de desenvolver pesquisas de Iniciação Científica (IC) e pela realização de uma monografia, exigida no final do curso.

    No curso de graduação, existem disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas. No primeiro ano, os alunos são apresentados às teorias clássicas das Ciências Sociais, seguidas por teorias contemporâneas e, finalmente, um conjunto de disciplinas que discutem os problemas brasileiros. A partir do terceiro ano, os alunos devem escolher uma das três áreas de concentração oferecidas para sua formação complementar: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, sendo possível a formação em mais de uma ou mesmo nas três áreas ao longo do curso.

    Outra peculiaridade do curso é o seu diálogo com duas áreas irmãs, História e Economia, alcançado por meio de um conjunto de disciplinas obrigatórias. Além disso, Filosofia, Comunicação e Expressão e Estatística completam a formação do aluno.

    Ao concluir o curso, o bacharel em Ciências Sociais está habilitado a continuar sua formação em estudos de pós-graduação, optando por programas de especialização, mestrado e doutorado, ou para atuar no mercado de trabalho como pesquisador ou em cargos de assessoria e consultoria, exercendo atividades que requerem um pensamento crítico, análise crítica de tendências sociais, formulação de diagnósticos, propostas e estratégias de planejamento e gestão em políticas públicas e demandas sociais de interesse político, social, científico e cultural.

    As oportunidades de trabalho são encontradas nas mais diversas áreas como: agências públicas, empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações não governamentais, nas áreas de recursos humanos, políticas sociais, planejamento urbano, meio ambiente, relações internacionais, entre outras.