Curso de Bacharelado em Ciências Sociais reformula sua matriz curricular e seu projeto pedagógico
Novo projeto está em sintonia com o novo perfil do egresso e curriculariza a extensão.
A gestão do biênio 2022-2024 do Núcleo Docente Estruturante - NDE e do Conselho do Curso de Ciências Sociais reformularam a Matriz Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais.
De acordo com a Coordenadora do Curso, que também é presidente do NDE e do Conselho de Curso, profa. Dra. Sylvia Iasulaitis, "o novo projeto, traz adequações que se fazem necessárias nos dias atuais, atendendo às necessidades do nosso tempo. Vivemos uma universidade bastante diferente e muito mais diversa se comparada com aquela de 2004, ano de aprovação do último projeto pedagógico. Por essa razão, o curso de Ciências Sociais, enquanto área de reflexão sobre as sociedades, as relações sociais e as instituições, não poderia se furtar da missão de melhorar o diálogo entre o contexto social e a produção do conhecimento realizada no âmbito universitário".
A coordenadora ressalta, ainda, que a nova matriz curriculariza a extensão universitária e garante um percentual de 10% no mínimo da carga horária do curso para atividades de extensão. "Consideramos a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão no curso de Ciências Sociais. Nosso objetivo é a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social", finaliza.
O novo projeto foi aprovado no âmbito do Núcleo Docente Estruturante, do Conselho de Curso, do Conselho de Educação e Ciências Humanas e está em tramitação na Diretoria Pedagógica. Posteriormente, segue para apreciação final do Conselho Superior de Graduação. A nova matriz curricular entrará em vigor a partir de 2025.
Confira o novo projeto (link externo).