Iniciação Científica

    A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica destinada aos alunos de graduação, que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sob orientação de um pesquisador vinculado à universidade.​ As informações detalhadas sobre IC na UFSCar estão disponíveis no site da CoPICT - Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (link externo).

    Orientação sobre Iniciação Científica em Fluxo Contínuo.

    Por que fazer uma IC? 

    • Proporciona contato com o mundo acadêmico e aprofundamento em um tema de interesse;​​
    • Aprimora a escrita acadêmica e a compreensão de artigos científicos;
    • Possibilita a participação dos alunos em congressos e eventos acadêmicos;​​
    • Desenvolvimento profissional: aprendizado de práticas de pesquisa, metodologias e resolução de problemas;​​
    • Desenvolvimento pessoal: amadurecimento do pensamento crítico, autonomia e senso de responsabilidade.​

    Como funciona a IC? 

    • Tem duração de 12 meses, sendo prorrogável por mais doze meses;​
    • Envolve o desenvolvimento e a condução de um projeto de pesquisa;​
    • É preciso entregar um relatório parcial após 6 meses e um relatório final ao completar os 12 meses;​
    • O projeto de IC pode ser financiado ou não por agências de fomento, tais como Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico);
    • Há possibilidade de ser desenvolvida na modalidade com bolsa por alunos em estágio (verificar normas de cada edital), mas não é possível receber bolsa caso tenha vínculo empregatício.

    A IC na UFSCar

    Os projetos de iniciação científica na UFSCar são avaliados e selecionados pela Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, juntamente com os membros representantes do Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica (CoICT). Os projetos são selecionados anualmente, entre os meses de março e abril, por meio de Edital de Seleção de Iniciação Científica e Tecnológica. As informações detalhadas e os editais anteriores e vigentes estão disponíveis no site da CoPICT (link externo).

    Modalidades de IC na UFSCar

    Programas de IC com bolsa

    O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é um programa voltado para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação, por meio da concessão de bolsas do CNPq.

    O PIBIC-Af (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas) é similar ao PIBIC, porém com o diferencial de ser um programa direcionado aos alunos cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa nos vestibulares da UFSCar.

    O PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) é um programa que visa estimular estudantes do ensino superior com pesquisas que envolvam o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

    As quotas e vigências das modalidades PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI são dependentes da disponibilidade do CNPq.

    Programa de IC sem bolsa

    A ICTSR (Iniciação Científica e Tecnológica sem Remuneração) possui os mesmos objetivos das modalidades que oferecem bolsa, isto é, contempla os alunos interessados no envolvimento em atividades científicas e tecnológicas da universidade. Contudo, este programa é destinado aos discentes que não receberão bolsa no processo de seleção, seja por falta de quota institucional de bolsas, por possuírem outras fontes de remuneração ou terem sido reprovados em 20 créditos ou mais.

    Quero fazer uma IC, mas por onde começo? 

    Na foto pode se observar um esquema sobre o processo de iniciação científica, que se incia com a definição do tema, se define um orientador, é elaborado um projeto de pesquisa e submete a um edital

    Dica: Lembre-se que o processo de seleção ocorre anualmente, entre os meses de março e abril. Prepare-se com antecedência!